sábado, 8 de novembro de 2014

Por que não a verdade?

Então Jesus o olhou com compaixão e lhe revelou: “Contudo, te falta algo mais importante.Vai, vende tudo o que tens, entrega-o aos pobres e receberás um tesouro no céu; então, vem e segue-me!”(Mc 10.21)

Ao ser perguntado por um jovem que ansiava por saber como herdar a vida eterna, Jesus lista alguns pontos da lei e mesmo antes que terminasse sua fala é interrompido pelo jovem que afirmava cumprir tudo aquilo; Diante disso, Jesus lhe mostra que algo lhe faltava; O jovem ao ouvir o que era retira-se triste, pois aquilo que lhe faltava era justamente o que ele não queria abrir mão.

Jesus nunca perdeu uma oportunidade sequer em seu ministério de falar aquilo que as pessoas precisavam ouvir, ou seja, a verdade.O evangelho é libertador se falado de acordo com as verdades e maneiras de Cristo e não as nossas.A bílbia ensina que a verdade é libertadora(Jo 8.32), não disse em momento algum que seria indolor, fácil de ouvir ou cômoda.O problema para muitos que ensinam a palavra do Senhor, principalmente líderes, é que por vezes nos vemos, constrangidos pela preocupação de como as pessoas receberão o que temos pra falar, nos preocupamos se elas gostarão, se não vão se magoar ou se vão embora.Jesus não tinha essa preocupação.O texto diz que Jesus o amou, ou seja, gostou da resposta do jovem, ela era verdadeira, e mais, era um jovem rico!Quantos de nós faríamaos como Jesus nesta situação?Quantos teriam coragem de não deixar seus sentimentos interferirem em seus julgamentos e falariam a verdade?
Talvez alguns pensariam:
Nossa!Ele é rico, quem sabe se eu conquistá-lo não pode ajudar em meu ministério?”
ou:
Ele é tão bem intencionado, não vou pegar pesado agora, com o tempo ele aprende e se liberta.”

NÃO!NADA DISSO!
Jesus amou o jovem rico, mas isso não o impediu de falar a verdade a ele.Quando, por qualquer motivo que seja, deixamos de tratar os discípulos, conforme a orientação do Senhor, estaremos fechando as feridas superficiais e deixando o seu interior doente, e isso mata!

A verdade é libertadora, não indolor , cômoda ou fácil de se ouvir.”

Jesus preferia ter aso seu lado homens libertos, mesmo que humildes, do que ajudadores oprimidos, presos por verdades não manifestas, e sujeitos a serem vencidos por aquilo que não foi tratado.Se aquele jovem não foi capaz de abrir mão das riquezas por aquilo que ansiava - a vida eterna - que valia ele teria então ao ministério de Jesus?Não falar a verdade no seu tempo é uma quebra de princípios, e toda quebra de princípios desestrutura fundamentos.

Precisamos, sempre, em qualquer circunstância falar a verdade para aqueles que nos ouvem.A verdade nunca é inoportuna e sempre cumpre a vontade do Senhor, não a nossa.Ela não precisa de complementos, pois é plena em si mesma e traz consigo efeitos mais eficazes do que qualquer ação nossa.
Aquele discípulo não obedeceu a orientação de Jesus, mas a verdade já o havia esclarecido.Nem sempre as pessoas nos ouvirão logo de início o que falaremos, mas a palavra do Senhor é mais eficaz que qualquer espada de dois gumes(Hb 4.12) e pode ser que no futuro as verdades semeadas se mostrem necessárias e nossos ouvintes a obedeçam.
Nem sempre poderemos prever como as pessoas reagirão diante de uma verdade ouvida, e nem sempre reagirão como esperamos, mas o que Deus espera de nos é que a falemos conforme a sua vontade.

Não falar a verdade aqueles que precisam, mesmo que os amemos, que sejam convenientes ou oportunos para nossos planos, é condená-los à queda.


O profeta que tem sonho conte a visão; e aquele que tem a minha palavra, pregue fielmente a minha palavra.Porquanto o que tem a palha com o trigo?”Questina o Senhor.(Jr 23.28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário