segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sobre os nossos líderes.

Dai honra a quem tem honra

Todos nós temos pessoas que são autoridades sobre nossas vidas, seja no trabalho, na igreja, na família, podemos ser líderes em nossas igrejas de um ministério ou um grupo de oração ou qualquer outra coisa, mas ainda seremos submissos aos nossos pastores, podemos ser chefes no setor onde trabalhamos mais ainda sim temos gerentes, diretores a quem devemos satisfação e respeito, ou seja nenhum homem é soberano naquilo que faz e inda que alguém chegasse a esse ponto, ele só estaria ali devido a vontade de Deus, seja permissiva ou soberana, e estaria condicionado ao governo do pai; mas eu não quero entrar no contexto de submissão à Deus e sim no modo como muitos de nós acabamos por ver àqueles a quem devemos submissão aqui no mundo, ou seja, nossos líderes !!!
A maioria de nós tem uma tendência muito grande de exigir das pessoas que estão em uma hierarquia acima da nossa um padrão de perfeição que não seria cumprido por nós se caso estivéssemos no lugar delas, ou seja, queremos exigir dos outros o que nós não cumpriríamos e infelizmente nós não paramos para pensar nisso e simplismente criticamos, não concordamos, falamos com os irmãos da igreja(no nosso grupinho de “debate”), e quase sem perceber entramos em uma rota de engano, desobediência, maldição e pecado e por conta disso muitas vezes temos paralisadas em nossas vidas coisas que já eram pra ter sido desatadas há muito tempo, porque afinal de contas são poucos os que se dão conta das consequências de se questionar uma autoridade.Não quero com isso dizer que temos que ser coniventes com nosso líderes caso exista algo errado, não estou falando de pecado e sim de questionamentos que fazemos por não concordar com eles por decisões tomadas e temos pontos de vista diferentes ou quando não conseguimos admitir da parte deles um erro, uma demonstração de fraqueza, um equívoco.
Eu aprendi certa vez ao ouvir uma pessoa ministrar em um culto de casais que se quisermos evitar desentendimentos desnecessários com a pessoa que está conosco devemos muitas vezes nos colocar em seu lugar e procurar analisar a situação pelo ponto de vista da pessoa em vez de somente achar que somos os donos da verdade, conseguindo agir assim veremos em alguns casos que não estavamos tão certos quando achavamos, mas parei paa analisar e vi que na verdade isso se aplica em qualquer tipo de relacionamento, seja afetivo, profissional, ou na igreja.Quero falar sobre a âmbito da igreja, mas a projeção é a mesma para as outras áreas de nossas vidas, e em função disto temos que entender algumas coisas:
A quem mais é dado, mais é cobradoÉ verdade que o fato de uma pessoa ser um líder o peso sobre a sua vida será maior até porque a cobrança virá na mesma proporção da altura do cargo que exerce, mas eu não vejo na bíblia homens de grande projeção andando sozinhos todo o tempo, em algum momento eles tiveram a necessidade de alguém do seu lado, seja para ajudá-los ou para o seu deixar seu legado.Deus entrega a nós capacidades diferentes para serem usadas em sua obra, uns recebem uma unção especial para ministrar, outros conseguem orar com um fervor admirável, outros tem uma facilidade para administrar, outros são excelentes para organizar eventos e etc, temos que entender que o que Deus nos dá em parte não é suficiente para administrar o todo e é por isso que ele divide os dons, para sermos um corpo formado por membros diferentes mas cada um com a sua importância.Só que muitas vezes alguns se deixam vislumbrar e começam a se achar superiores, intocáveis ou como dizem por aí “a última coca-cola do deserto”, e em função disto geram soberba e orgulho dentro de si sendo que a bíblia diz que a altivez de espírito precede a ruína ou em uma linguagem mais direta em algumas bíblias diz que o orgulho precede a queda.Quando agimos assim é como construir uma casa sobre a areia, a bíblia diz que não fica de pé no dia da adversidade.Pare e pense: os nossos pastores tem que ministrar a palavra, administrar os problemas da igreja, tem os irmãos que sempre os procuram esperando encontrar neles a resposta para seus problemas, buscar em Deus direção para a igreja e etc, tudo que eles menos precisam são pessoas da igreja questionando sua autoridade.Faça-se a seguinte pergunta:no lugar dele somente com o dom que você tem seria o suficiente para guiar a igreja?Com certeza não, porque o nosso dom por mais excelente que seja ele é parte de um todo, já a unção pastoral não é só o titulo, quando alguém e verdadeiramente um pastor consagrado por Deus ele recebe a capacitação para administrar a obra como um todo ele é chamado como cabeça e sabe o que isso significa?A resposta é simples.Sabe como se divide o corpo humano?Cabeça,tronco e membros não é mesmo?E quando entendemos dentro desta divisão quais são as funções da cabeça entendemos um pouco melhor a responsabilidade de nossos líderes,vejamos:
Na cabeças estão os olhos que são responsáveis por ver os obstáculos e fazer o corpo mudar a direção,estão os ouvidos que ouvem de tudo, o que é bom e o que é ruim, está o nariz que sente o que tem cheiro suave, mas também daquilo que é desagradável, tem a boca para falar o que é necessário mas que as vezes tem também que engolir cada coisa ruim e é ela que sente o gosto não é o tronco e nem os membros.Fiz uma breve apresentação mas acho que jã deu para ter uma noção do que é ser cabeça.Será que só o nosso dom é suficiente para suportar isso tudo?É por isso que ser cabeça não tem nada haver com ter o título de pastor e sim com a unção que Deus dá, porque quem dá o título é o homem, mas quem dá unção é Deus, é por isso que algumas pessoas podem até parecer cabeças, ter títulos de cabeças, mas se não forem constituídas por Deus serão cortadas.E é por entender isso que eu admiro e respeito demais o meu pastor e creio que é um homem separado por Deus par uma grande obra, obra está que muitos não suportariam , fico vendo pessoas que falam mal dele, não acreditam nos seus sonhos ou se aproximam dele com interesses pessoais e sabe o que está acontecendo?Uma por uma estão sendo cortadas, ou melhor estão sendo vítimas de suas próprias atitudes erradas, porque Deus não permite que homens e mulheres que são cabeças permaneçam com pessoas que possam atrapalhar o seu chamado do seu lado.Por mais que Deus me use ou venha me usar eu sempro peço à ele que não me deixe gerar soberba no meu coração e nunca querer me achar melhor que nínguém.A bíblia diz que basta ao discípulo ser como o seu mestre, eu guardei está palavra no meu coração, e entendi que o meu pastor precisa é somente que eu esteja ao seu lado como discípulo e nunca acima dele, eu acredito no poder das palavras que saem da minha boca e fui ousado em um dia que estava orando de pedir ao Senhor que sempre me faça entender o meu lugar e pedi também para que o Espírito me incomodasse e me mostrasse sempre o que devo fazer para que eu não entre nessa rota perigosa.
Somos parte de um legado
Eu entendo que todo líder escolhido por Deus sempre deixa um legado, vemos isso em Moisés, Elias, Paulo, Zadoque e etc; e os homens que herdaram estes legados foram aqueles que sempre souberam os seu lugares Vemos isso através de Josué, Eliseu, Timóteo, os levitas descendentes de Zadoque e etcc, nunca vemos nestes homens atitudes de rebeldia ou questionamentos.E quando sabemos o nosso lugar e entendemos que Deus está no controle ele nos coloca exatamente no lugar que temos que chegar, não são nossos dons ou exposição que evidenciam a unção que temos e tão pouco a nosso honra consiste nisso; consiste na submissão que temos às nossas autoridades, o pŕoprio Jesus disse que maior é aquele que serve.Com certeza nem todos chegarão em primeiro lugar mas com Jesus todos somos mais que vencedores.
Vamos refletir sobre isso e saber que nossos líderes suportam uma peso maior que o nosso isso sem falar em coisas que eles passam e nós nem ficamos sabendo ou percebendo, temos que entender que eles precisam de pessoas que sejam a continuidade do seu ministério e não a divisão do mesmo.Vale a pena estar ao lado deles sempre ajudando, apoiando, sendo os olhos e ouvidos deles quando eles não estiverem presentes afinal de contas estamos todos caminhando em uma mesma direção que é o Reino de Deus.Pense nissos nossos líderes precisam que estejamos ao seu lado.

Que a graça e a paz Do Senhor esteja com todos.
Dc.Diogo David

Nenhum comentário:

Postar um comentário